quarta-feira, 2 de março de 2011

Destino correto: Prefeitura passa a receber pela Linha Verde pedidos para coleta de inservíveis


A partir de 1º de março, a Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA) passará a receber pedidos para a coleta de inservíveis, que são aqueles objetos domésticos de grande porte como sofás, mesas, geladeiras e camas. Para agendar o recolhimento, que acontecerá duas vezes por mês, o interessado deve ligar para a Linha Verde, 55-3921-7151, e informar alguns dados. Em março, este trabalho está programado para acontecer nos dias 15 e 29.

O titular da pasta, Luiz Alberto Carvalho Junior, esclarece que o material será colocado no aterro sanitário de Santa Maria. “Queremos acabar com os sofás nas calçadas, ao lado de contêineres, e móveis na beira de arroios e áreas verdes”, destaca Carvalho. O trabalho de recolhimento de móveis é inédito em Santa Maria e irá solucionar um problema que causava grande mal estar social.

Até o momento, a Prefeitura contava com coletas diferenciadas através de serviços privados como o recolhimento de pilhas e baterias de celular por algumas farmácias e postos de combustível. Quem também trabalha na linha é a empresa GR2 Indústria de Reciclagem de Resíduos Eletrônicos, que implantou um sistema de reciclagem de lixo eletrônico.

Segundo o secretário, um projeto está sendo desenvolvido para que apenados e pequenos infratores tenham curso de marcenaria e estofaria para recuperar móveis que foram colocados fora. A ideia é que este ciclo reinsira o infrator na sociedade e ainda traga beneficio ambiental para a cidade.

Linha Verde

A Linha Verde é um serviço disponibilizado pela SMA para atender a pedidos de poda de árvores, fatos relacionados a contêneres e denúncias de depósito irregular de lixo e outros abusos contra a natureza. A comunidade pode contatar a Linha Verde pelo telefone (55) 3921-7151, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min.

Texto: Maria Luiza Guerra

Foto: Luiz Alberto Carvalho Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário