domingo, 27 de fevereiro de 2011

Reunião coloca em pauta dois projetos que contemplam o controle dos animais domésticos




Na manhã desta sexta-feira (25), o Secretário de Município de Proteção Ambiental (SMA), Luiz Alberto Carvalho Junior, realizou uma reunião, no auditório da Prefeitura, para discussão de dois projetos de Lei que o governo deseja implantar ainda em 2011: a microchipagem de animais – espécies canina, felina, equina, muar, asinina, de tração ou não – e sobre o Centro de Vigilância Ambiental e Bem Estar Animal.


Segundo o secretário, a intenção é que todos os animais domésticos recebam a identificação eletrônica, com informações como raça e endereço de seus donos. “Temos muitos animais abandonados em Santa Maria, queremos que os proprietários assumam a responsabilidade sobre eles”, diz Carvalho Júnior. Já o Centro de Vigilância e Bem Estar Animal será viabilizado através de convênios com ONGs e clínicas veterinárias, para o tratamento de animais perdidos sem identificação.


O vereador Manuel Badcke, presente na reunião, acredita que a proposta vem ao encontro das necessidades da cidade. Badke salienta que quanto antes a Lei for implantada, mais rápido será percebido o retorno nas ruas da cidade. A médica veterinária da Secretária de Município de Desenvolvimento Rural, Vitória Mascarenhas de Souza, considera a iniciativa muito válida, pois não há nenhum órgão que faça este tipo de monitoramento, indica Vitória.


Preocupada com o descaso de alguns proprietários, a veterinária Melissa Machado da Ferreira da Cruz comenta que o caso do abandono é de extrema urgência e acredita que depois de implantadas essas Leis os resultados serão obtidos a médio e longo prazo.
Na próxima semana, acontecerá a reunião onde serão acertados os detalhes finais para que o projeto de Lei seja encaminhado para votação na Câmara de Vereadores de Santa Maria.


Texto e fotos: Acad. de Jorn. Thassiani Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário