sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SOS Abelhas retira enxame de abelhas em área central da cidade


Com o intuito de atender mais um alerta dos moradores da Região Central da cidade, a Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA) acionou a Associação dos Apicultores de Santa Maria (Apismar) para efetuar a retirada de um enxame de abelhas que havia se alojado em uma árvore na Praça Saldanha Marinho, na quarta-feira (9). A ação faz parte do Programa “SOS Abelhas”, viabilizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Município de Proteção Ambiental (SMA) e Desenvolvimento Rural (SMR) e Apismar.

A SMA disponibilizou 300 caixas de armadilhas, que estão espalhadas em diversas áreas verdes da cidade, para minimizar a alocação de abelhas africanizadas em locais que ofereçam riscos as pessoas, explica o titular da pasta, Luiz Alberto Carvalho Júnior. Já a SMR captura e leva para área rural a produção de mel, ao invés de efetuar o extermínio das abelhas. “Desde o início do projeto, deixamos de exterminar mais de 70 enxames na cidade e evitamos, com isso, inúmeros acidentes com abelhas”, acentua Luiz Alberto.

Pelo convênio, a SMR repassou R$ 4 mil para a compra de equipamentos de segurança, cera alveolada e colméias; e a SMA forneceu 300 caixas iscas. Em contrapartida, a associação fica responsável pela captura dos enxames. Para a remoção dos insetos, as pessoas devem procurar a Apismar pelo (55) 32111241 ou a linha verde da Prefeitura pelo (55) 3921-7151.

Texto: Mayura Leal
Foto: SMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário