segunda-feira, 28 de março de 2011

Secretaria de Proteção Ambiental recebe aprovação de projeto sobre coleta seletiva do Condema



Na manhã desta sexta-feira (25), em reunião no plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) aprovou o projeto da Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA), que dispõe sobre a coleta seletiva no município. A proposta irá servir de base para a concorrência pública que deverá ser divulgada na próxima semana e prevê a contratação de uma das associações de recicladores de Santa Maria para realização da coleta seletiva na cidade.

De acordo com o titular da pasta, Luiz Alberto Carvalho Junior, a reunião desta manhã com a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos do Condema serviu para contribuição na proposta inicial. Após a reunião, a proposição foi votada e aprovada pela unanimidade dos técnicos.


“Mais uma vez o Condema cumpriu com o seu papel de órgão de assessoramento e deliberação de políticas públicas ambientais na cidade. O projeto é uma determinação do prefeito Cezar Schirmer e tem uma importância ímpar em termos de inclusão social e sustentabilidade”, destaca Luiz Alberto.


Entre os tópicos da proposta está a coleta domiciliar realizada pelas famílias cadastradas na SMA, a disponibilização e coleta de pontos de entrega voluntário em diversas regiões da cidade e sua redistribuição nas demais associações cadastradas pela secretaria.


A coordenadora geral do Condema, Ana Christine Ferreira Kist, ressalta que houve um grande avanço e o município está a caminho de uma coleta seletiva efetiva. “ O conselho fez o seu papel consultivo e deliberativo. Solicitamos ajustes e todas as sugestões foram adotadas pela Prefeitura”, acentua. A coordenadora do órgão antecipa que entre as solicitações da entidade está a criação de projetos de educação ambiental.



Texto: Mayura Leal Fotos: Edson Souza (SMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário