sexta-feira, 11 de março de 2011

Novos contêineres: centro da cidade receberá reforço de 100 novos coletores com informações sobre a forma correta de utilização



Publicado 10/03/2011

A partir da próxima semana a região central da cidade passará a contar com mais 100 contêineres para recolhimento dos resíduos domiciliares. Além dos novos equipamentos, que estão sendo montados nas oficinas da empresa Revita, concessionária do serviço em Santa Maria, haverá a recuperação dos demais que apresentarem problemas. Com isso, a cidade passará a contar com 500 contêineres, que deverão receber manutenção permanente. Ainda entre as novidades está a limpeza dos coletores, que acontecerá a cada quatro dias. Antes a higienização era realizada pelo menos uma vez ao mês.

O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior explica que os contêineres serão instalados em pontos reconhecidos historicamente pela deficiência de espaço para a colocação dos resíduos. ”A medida irá qualificar o serviço ofertado, com maior proximidade do cidadão ao ponto e mais espaço de recebimento de resíduos”, acentua.
Nesta etapa do projeto de qualificação do serviço, os contêineres também receberão adesivos com informações sobre a forma correta de utilização. Esta medida, bem como a campanha publicitária que será lançada no mesmo período nas rádios locais, tem por objetivo conscientizar a população de que o contêiner também é seu, portanto todos devem ajudar a preservá-lo. “O equipamento tem um custo e o cidadão tem que ajudar a conservar”, ressalta Carvalho Júnior.

Atualmente, no município, são coletados em torno de 170 toneladas de resíduos sólidos diariamente.

Novo serviço: coleta de inservíveis já está funcionando

Desde 1º de março, a Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA) passou a receber pedidos para a coleta de inservíveis, que são aqueles objetos domésticos de grande porte como sofás, mesas, geladeiras e camas. Para agendar o recolhimento, que acontece duas vezes por mês, o interessado deve ligar para a Linha Verde, 55-3921-7151, e informar alguns dados. Em março, este trabalho está programado para acontecer nos dias 15 e 29.

O titular da pasta, Luiz Alberto Carvalho Junior, esclarece que o material será colocado no aterro sanitário de Santa Maria. O novo serviço visa acabar com cenas urbanas bastante comuns, como sofás jogados nas calçadas, ao lado de contêineres, e móveis na beira de arroios e áreas verdes. O trabalho de recolhimento de móveis é inédito em Santa Maria e irá solucionar um problema que causa grande mal estar social.

Segundo o secretário, um projeto está sendo desenvolvido para que apenados e pequenos infratores tenham curso de marcenaria e estofaria para recuperar móveis que foram colocados fora. A ideia é que este ciclo reinsira o infrator na sociedade e ainda traga beneficio ambiental para a cidade.

Linha Verde

A Linha Verde é um serviço disponibilizado pela SMA para atender a pedidos de poda de árvores, fatos relacionados a contêineres e denúncias de depósito irregular de lixo, além de outros abusos contra a natureza. A comunidade pode contatar a Linha Verde pelo telefone (55) 3921-7151, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min.




Texto:Jorn. Vera Jacques/Jorn. Maria Luiza Guerra
Fotos:João Vilnei

Nenhum comentário:

Postar um comentário