quarta-feira, 23 de março de 2011

Sec. Meio Ambiente promove palestras no Dia Mundial da Água






O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, contou com a programação da Prefeitura Municipal para destacar sobre o precioso bem que já está escasso no planeta. Na tarde desta terça-feira (22), o auditório do Centro Administrativo ficou lotado para assistir as palestras promovidas pela Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA) e parcerias. O secretário da pasta, Luiz Alberto Carnavlho Junior, disse que seria impossível deixar passar esta data em branco. "Mais de 120 pessoas acompanharam as palestras dos professores da UFSM. E certamente esta comunidade e alunos de Engenharia AMbiental serão multiplicadores do que se falou na tarde de hoje", destaca carvalho.



A professora do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM e presidente da Fundação MO’Ã, Jussara Cabral Cruz, falou sobre a situação dos recursos hídricos. “A partir de agora os profissionais estão trabalhando no gerenciamento de conflitos entre o homem e a natureza, buscando estudar áreas que serão ocupadas futuramente”, disse Jussara, mostrando imagens de rios assoreados e enchentes.



Já o doutor em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Geociências da UFSM, Adriano Severo Figueiro, fez uma comparação entre a Terra e o corpo humano, ambos compostos por 70% de água. Figueiredo apresentou diversos números para transparecer a real situação da água e mostrou casos de intervenção humana. “A vida, em todos os sentidos, é um processo conectado. Toda ação, gera uma reação”, destacou.



Segundo o professor, a água que pode ser consumida no planeta corresponde a 2,7%. No entanto, a água potável de fácil acesso se resume a 0,002%. Apesar de sérias dificuldades em países como a África, o Brasil também tem em seu cenário de saneamento básico: menos da metade dos imóveis brasileiros possuem água potável. Já nos Estados Unidos, um estudo avaliou 139 córregos de 30 Estados e 80% deles continham traços de pelo menos um produto contaminado.



O Dia Mundial da Água, criada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é solenizada desde 1993 e tem o objetivo de conscientizar e focar as atenções no problema de abastecimento de água potável, assim como sua conservação e preservação no planeta. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal, através da SMA, e com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), Comitê Bacia Hidrográfica Vacaraí Mirim, Universidade Federal de Santa Maria, Faculdade Integrada de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano, APUSM, Secretaria de Município de Educação, Projeto de Educação Ambiental do Município (Pronfea/Remea) e Fundação Moã.







Escola Municipal Dom Luiz Victor Sartori teve palestra no Dia Mundial da Água





Na manhã desta terça-feira (22), o Dia Mundial das Águas também foi lembrado na Escola Municipal Dom Luiz Victor Sartori. A programação incluiu trabalhos que estão estampados nas paredes dos corredores da escola e uma palestra pela equipe da Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SME), juntamente com representantes da Secretaria de Município da Educação (SMED), Projeto de Educação Ambiental do Município e Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema).



No ginásio da instituição, cerca de 250 crianças acompanharam a explanação sobre a importância da água e os cuidados que todos devem ter para preservá-la. Na ocasião também foi lembrado que atrás da escola passa o Arroio Cancela. Além disso, os alunos puderam saber mais sobre o manuseio para a separação correto de resíduos recicláveis.



A diretora da escola, Rossiane Segatto, conta que na primeira reunião pedagógica os professores já decidiram intensificar os trabalhos sobre o meio ambiente. “A educação ambiental é muito importante para estas crianças, temos atrás da nossa escola o Arroio e mais do que ninguém sabemos os problemas que o lixo acarreta”, disse a professora.





Texto: Maria Luiza Guerra



Fotos: Maria Luiza Guerra e Larissa Mayer

Um comentário:

  1. Eu fiz uma ação voluntária neste dia, promovendo palestras para alunos de 4ªS e 8ªs séries em uma escola municipal aqui em São Borja, onde percebi que os do 4º ano foram mais receptivos e interessados. Pretendo fazer pelo menos 01 por menos relacionado ao meio ambiente. O próximo tema será ref. ao Dia Mundial do Planeta Terra, dia 22 de abril. Como é feriado realizarei dia 20. Estou aceitando sugestões de vídeos. Saudações

    ResponderExcluir