terça-feira, 22 de março de 2011

Resíduos infectantes é pauta de reunião entre entidades na Secretaria de Município de Proteção Ambiental



A má destinação de resíduos infectantes, um problema reincidente no município, foi pauta da reunião que ocorreu na última sexta (18), na Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA). O encontro reuniu Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Patrulha Ambiental e Secretária de Município de Saúde para tratar do assunto.


Na ocasião, destacou-se a necessidade de planejamento para casos de emergência como descarte de seringas e agulhas em locais públicos, e cabíveis investigações. A partir de agora a ideia é promover um estudo para inserir um adendo no contrato de prestação de serviço, que atualmente é firmado com a empresa RTM, quanto à coleta e manuseio destes materiais.


Sugeriu-se que cada instituição envolvida (confira abaixo) escolha os representantes para a confecção de um protocolo de emergência. O Secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, disse que o objetivo é criar um organograma de contatos que, no momento em que for constatado o abandono de resíduos hospitalares, será desencadeado uma ação para o recolhimento imediato.




Órgãos envolvidos:
Secretaria de Município de Proteção Ambiental
Fundação Estadual de Proteção Ambiental
Patrulha Ambiental
Secretaria de Município de Saúde - Vigilância da Saúde;
Conselhoo Municipal de Meio Ambiente
Corpo de Bombeiros
Policia Civil
Policias Rodoviárias
Defesa Civil



Texto: Maria Luiza Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário