sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Proteção Ambiental promove revitalização de terreno no bairro São José. Espaço servirá de área verde para a comunidade



O terreno que abrigava a antiga Fundação do Bem Estar do Bem Menor (Febem) , no bairro São José, recebe a partir desta quinta-feira (9), tratamento especial. O local que pertence ao governo do Estado e que estava sendo ocupado para práticas ilícitas como consumo de drogas, será transformado através de uma parceria com a Prefeitura.

A boa notícia veio do Secretário de Município de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, que explica que o Executivo Municipal enviou um ofício ao diretor do Case, Álvaro Rochedo, formalizando a intenção de utilizar o terreno como área verde para a comunidade. Com a parceria, o terreno segue pertencendo ao Estado, mas a Prefeitura ganha o direito de utilizá-lo como área verde e passa a ser responsável pela sua manutenção.

O primeiro passo para a mudança foi dado hoje, com o início do manejo da arborização e eliminação das árvores com risco de queda, ressalta o titular da pasta de Proteção Ambiental. O segundo passo será a demolição dos escombros da antiga estrutura e conformação do terreno. “ O local hoje é foco da marginalidade, consumo de drogas, além de riscos de doenças com a proliferação de insetos”, alerta o secretário.

A manutenção dos cerca de 1500 m² do terreno é um sonho antigo dos moradores da localidade. Prova disso é o depoimento da dona de casa Madalena Carnin Dalcin. Moradora há pelo menos 20 anos do Bairro, ela conta que essa reforma vai possibilitar, além de um espaço verde para a comunidade, sossego e tranqüilidade, referindo-se a marginalidade. O processo de revitalização do espaço ainda prevê a colocação de bancos e lixeiras no local.



Texto: Jorn. Mayura Leal


Fotos: João Vilnei

Nenhum comentário:

Postar um comentário