sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Deixe Santa Maria mais verde, adote uma árvore !





Uma cidade mais bonita, mais sombreada e menos poluída. As qualidades tornaram-se uma tendência mundial frente as mudanças climáticas que o planeta sofreu nos últimos anos. Na busca de alternativas para sensibilizar a comunidade santa-mariense sobre o preocupante quadro, a Secretaria de Município de Proteção Ambiental desenvolveu um programa onde os cidadãos poderão adotar uma árvore e dedicá-la a alguém como presente de Natal, mandando uma foto da pessoa homenageada para ser publicada na página on-line da Secretaria de Proteção Ambiental.


No link da campanha, que está no site da Prefeitura Municipal (www.santamaria.rs.gov.br), os interessados devem imprimir o termo de cooperação e o cadastro, assiná-los e entregar na Secretaria de Proteção Ambiental (4º andar da Prefeitura) com o pedido do plantio da árvore, que deve ser apenas em áreas públicas de Santa Maria. A partir daí, um técnico da Prefeitura vai ao local avaliar a viabilidade plantio, que, dado o aval, acontece em aproximadamente sete dias. “Existem 96 opções na lista de espécies arbóreas que as pessoas terão de escolher”, diz o secretário, que também conta que os 300 primeiros a adotar uma árvore ganharão um regador.


A idéia é deixar a cidade mais bonita, com árvores floríferas e sombra para refrescar o clima quente, além de contribuir na luta contra o efeito estufa e o aquecimento global. Adotar uma árvore pública é um ato de cidadania, pois representa uma pequena contribuição, que com o tempo se transformará num grande benefício a todos os cidadãos.


O custo monetário da adoção por parte do adotante é inexpressivo (confira abaixo) e, também pode auxiliar na melhoria do nosso ambiente urbano. O principal ingrediente para o bom desenvolvimento de uma muda é atenção, juntamente com a intenção de que ela cresça e forneça sombra, flores e frutos a todos os cidadãos e também aos demais habitantes de nossa cidade: os pássaros e outros animais.


A realização é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município de Proteção Ambiental, com apoio da Fundação Moã, APUSM, UFSM, Gerhi/UFSM e Condema.


Custo para cuidar uma árvore


• A água a ser dada a muda pode ser coletada do telhado da casa em algum recipiente apropriado, saindo assim de graça e ainda ajudando a evitar os alagamentos na cidade.
• O barbante a ser utilizado para atar a muda ao tutor pode ser reutilizado a partir de tecidos velhos existentes em casa, que podem ser cortados em tiras de aproximadamente cinco centímetros de largura.
• O tutor a ser substituído em caso de necessidade pode ser reaproveitado a partir de restos de madeira eventualmente existentes e que possuam, aproximadamente, as seguintes dimensões: 2 metros de altura x 8 centímetros de espessura (ou diâmetro).
• O adubo orgânico a ser fornecido à muda pode ser feito em casa, através da compostagem dos resíduos orgânicos (cascas de frutas, restos de comida, folhas caídas, etc.), o que também ajudará na redução de lixo a ser levado aos aterros sanitários.


Texto: Maria Luiza Guerra


Nenhum comentário:

Postar um comentário