segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mutirão de limpeza na Estrada do Perau reuniu 150 pessoas na manhã de sábado (4)
































Publicado 04/06/2011











Na manhã deste sábado (4), aproximadamente 150 pessoas deram o exemplo que serve para o mundo. Uma atividade da Semana do Meio Ambiente fez da Estrada do Perau, o palco para uma ação de conscientização ambiental e de integração entre os municípios de Santa Maria e Itaara. O mutirão de limpeza programado para recolher o lixo espalhado na estrada culminou com um encontro na divisa das cidades: do grupo de Santa Maria, que subiu o Perau enchendo sacos de lixo, se encontrou com a comitiva que desceu de Itaara na mesma atividade.

O secretário de Município de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, destacou que o mutirão de limpeza tem a missão de sensibilizar os participantes e quem os vê passar. “Tenho certeza que todos pensaram sobre a importância da conservação da natureza e do significativo valor turístico e ambiental desta estrada”, afirmou. Arilson Gomes Ribeiro, de 9 anos, não mostrava cansaço ao enfrentar a estrada íngreme. “Acho muito legal fazer o mutirão. Em casa e na escola sempre pedem pra separar o lixo”, comentou o estudante.

Varrendo a calçada em frente a propriedade onde trabalha como chacareiro, Edegar Cosmam, de 53 anos, abanou para a filha Caroline que passou acompanhando o mutirão. “Tem que educar desde pequeno a cuidar da natureza e não jogar lixo no chão”, disse. Compartilha a opinião o integrante da diretoria da Associação Amigos do Parque Pinhal, Luiz Teodorico. “Esta atividade é fundamental, pois não adianta reclamar e dizer que o poder público não faz nada. Isso é, sim, uma questão de educação”, definiu Teodorico.

Quando os dois grupos se encontraram na divisa dos municípios, não faltou chimarrão, nem música e nem bergamota para comer ao sol. Além disso, um gesto simbolizou a união pela causa das duas cidades: em uma corrente, de mãos dadas, todos falaram “Viva Perau. Viva o meio ambiente”. Na ocasião, o prefeito de Itaara, Candido Franco Morais, destacou “que é fundamental preservar e respeitar a beleza do Estrada do Perau”.

Na realização, marcaram presença integrantes do Executivo, vereadores e escolas, de ambas as cidades, além do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Santa Maria, estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, a Associação dos Amigos do Parque Pinhal (Itaara) e o grupo Escoteiros Boca do Monte. A Semana do Meio Ambiente é uma promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria, com realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.























Texto e foto: Maria Luiza Guerra












Nenhum comentário:

Postar um comentário