segunda-feira, 6 de junho de 2011

Centro de Educação Ambiental de Santa Maria é inaugurado neste domingo (5)




















Publicado 05/06/2011







O Centro de Educação Ambiental de Santa Maria (CEASM) já é uma realidade. Às 11h deste domingo (5), a comunidade, vereadores, integrantes do governo e pessoas ligadas a entidades que lutam pelas causas ambientais, acompanharam a solenidade que aconteceu no Bairro Montanha Russa, onde o Centro foi instalado. Nele, oficinas para professores e alunos irão articular ações de educação ambiental, onde todos vão discutir o cuidado e a preservação do planeta.

O espaço possui 4,3 hectares de mata nativa e foi inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente. A estrutura física do CEASM possui três salas grandes, uma secretaria, um escritório, uma cozinha, uma despensa e três banheiros. Nesta estrutura, haverá atividades de trilha, cursos de reciclagem, compostagem e separação de lixo, horta comunitária, observação da biodiversidade local e laboratório para observação da micro vida.

Na ocasião, o secretário de Município de Proteção Ambiental (SMA), Luiz Alberto Carvalho Junior, disse que o espaço servirá para discutir melhorias e promover uma rede de sustentação socioambiental. “Todos unidos é um modo mais fácil de trilhar esta caminhada. Estamos realizando um trabalho de atrair os órgãos ambientais para o mesmo ponto. Nós estamos avançando e este é um marco físico”, comentou.

Representando o prefeito em exercício, José Haidar Farret, Magali Marques da Rocha, disse que o chefe do Executivo se preocupou em que a pessoa que estivesse a frente da secretaria de Proteção Ambiental fosse realmente comprometida com a causa e buscasse, através de ações, trabalhar questões ambientais junto com a comunidade santa-mariense. Já a vereadora Maria de Lourdes Castro parabenizou todos os santa-marienses, que agora podem contar com a orientação do Centro.

A professora Vera Lúcia Simon, supervisora da Secretaria de Município de Educação (SMED) na área de educação ambiental, destacou que o espaço contará com uma Sala Verde, onde haverá livros e vídeos com informações. “No CEASM trabalharemos com material informativo focado na realidade de Santa Maria e os professores formados aqui darão maior sustentação ao trabalho de valorizar o meio ambiente”, assegurou a professora, que completou: “esta caminhada vem desde 2009, com a vontade política do prefeito Cezar Schirmer de fazer acontecer a educação ambiental”.

A sede foi cedida à Secretaria de Município de Educação pela igreja Anglicana do Brasil, em comodato com a Prefeitura. A gestão da CEASM estará a cargo das SMED e SMA. Ao final da solenidade, autoridades cortaram a fita e inauguraram o centro. Antes do ato, às 10h, da Praça Saldanha Marinho até o Bairro Montanha Russa, aconteceu um passeio ciclistico.















Texto e foto: Maria Luiza Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário