segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto piloto para recuperação de arroios no município é implantado no Parque da Tamanday



A revitalização de arroios está prestes a ser realidade na cidade. Há pelo menos 10 dias uma parceria entre a Prefeitura, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) resultou na recuperação de um trecho de 18 metros do Arroio Cancela, compreendido no Parque da Tamanday, por meio de técnicas de bioengenharia.






O trabalho, desenvolvido com base na dissertação de mestrado do engenheiro florestal Alexandre Dal Forno Mastella, proporcionará melhor vazão da água e evitará a erosão com a consolidação da margem. “Fizemos o corte e a restauração dos taludes. Implantamos paredes de madeira e interior de vegetação. É uma obra de baixo custo, com benefícios e resultados imediatos para a harmonia do meio ambiente”, explica Mastella.






A secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMP) buscou a licença ambiental para a obra em março deste ano. Para a empreitada a pasta forneceu equipe e maquinário para dar suporte a ação. “Nossa cidade é repleta de arroios e este projeto piloto poderá servir de base para solucionarmos os problemas de outros locais da cidade. Preservamos o curso das águas e evitamos a erosão nos locais com a implantação das vegetações”, destaca o titular da secretaria, Luiz Alberto Carvalho Júnior.






Para o vice-presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, a realização deste projeto piloto faz parte de uma série de melhorias previstas para o espaço. “Mesmo que o Parque seja uma área particular da Cacism, sabemos que a população utiliza o espaço como local de lazer por ser o único no centro da cidade. Pretendemos melhorar também a infraestrutura, iluminação e paisagismo”, projeta. O projeto piloto foi concluído na sexta-feira (8).

Texto: Mayura Leal
Fotos: João Vilnei

Nenhum comentário:

Postar um comentário