sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coleta de resíduos na cidade ganha reforço do Fecomércio. Termo de adesão foi assinado nesta quinta






Com objetivo de conscientizar os santa-marienses sobre a importância da destinação correta dos materiais eletrônicos e contribuir para a implantação da “Política Nacional de Resíduos Sólidos” no município, o prefeito Cezar Schirmer, na companhia do secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, assinou o Termo de Adesão da “Campanha de Recolhimento de Equipamentos Eletrônicos de Informática e Telefonia”, na tarde desta quinta-feira (21). O ato aconteceu no Gabinete do Prefeito.




Para o prefeito Cezar Schirmer, esta é uma proposta que impulsionará as políticas públicas de coleta de resíduos sólidos no município e contribuirá para sensibilizar a população sobre a importância da destinação correta destes materiais. “Essa ação é um avanço na linha de todo o recolhimento de resíduos na cidade, seja o pneu, o óleo, o inservível ou até mesmo o lixo reciclável. Agora, com a coleta de lixo eletrônico, Santa Maria mostra-se, mais do que nunca, preocupada com o meio ambiente”, salienta.




O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, lembra que a ação ocorre concomitantemente em mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul. “Santa Maria sai na frente das demais cidades do Estado, pois possui políticas públicas para a destinação de resíduos eletrônicos”, salienta. Ele ainda lembra a recente implantação do sistema de coleta seletiva de lixo reciclável.




O lançamento estadual da campanha está prevista para o dia 3 de agosto. Na ocasião, será realizado um café da manhã, nas dependências da sede do Serviço Social do Comércio (SESC), para apresentar o projeto e orientar a comunidade sobre o funcionamento da campanha, bem como informar os itens que serão recebidos e os pontos de coleta voluntária do município para a destinação correta dos materiais.




A campanha, que inicia no dia 4, culmina no dia 20 de agosto com uma ação no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, na Avenida Presidente Vargas, próximo à Biblioteca Pública. No local será montada uma estrutura, com pontos de coletas e voluntários para atender a população. Durante esta data, os santa-marienses poderão levar os resíduos eletrônicos de informática e telefonia para fazer o descarte correto e contribuir, assim, com o meio ambiente.




Após a entrega, será feita a destinação adequada dos resíduos, com a separação dos componentes e reciclagem. A divulgação dos resultados da campanha deverá ser feita no dia 3 de outubro pela Assessoria de Comunicação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fercomércio). Serão informados o volume coletado, tipo de materiais e número de municípios atendidos.




A Campanha de Recolhimento de Equipamentos Eletrônicos de Informática e Telefone é uma promoção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA). A ação conta, ainda, com o apoio das empresas Trade Recycle e GR2.




Santa Maria conta com 12 pontos de entrega voluntária de resíduos eletrônicos




A Secretaria de Proteção Ambiental (SMA) instalou, em junho deste ano, 12 pontos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade. Nas urnas podem ser depositados materiais como aparelhos celulares, teclados e placas de computadores, brinquedos eletrônicos, rádios, entre outros. Confira os locais:




1. Prefeitura Municipal de Santa Maria
2. Câmara de Vereadores Municipal
3. FISMA (Faculdade Integrada de Santa Maria)
4. AJESM (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria)
5.
Challenger Brasil
6. Super Tratores
7. Monet Plaza shopping
8. Santa Maria shopping
9.
Elegância Center shopping
10. Royal Plaza Shopping
11. Empel Informática
12. Clube do Professor Gaúcho




Texto: Luiz Otávio Prates
Fotos: Larissa Mayer




Nenhum comentário:

Postar um comentário