sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeto piloto para recuperação de arroios no município começa a ser implantado no Parque da Tamanday












Com a parceria entre a Prefeitura, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) quem sai ganhando é o meio ambiente. Desde a última semana o Arroio Cancela recebe tratamento especial. A ação visa recuperar um trecho de 18 metros do Arroio compreendido no Parque da Tamanday, por meio de técnicas de bioengenharia.

O trabalho é desenvolvido com base na dissertação de mestrado do engenheiro florestal Alexandre Dal Forno Mastella e proporcionará melhor vazão da água e evitará a erosão com a consolidação da margem. “Iniciamos com o corte dos taludes para depois refazê-los. Vamos implantar paredes de madeira e interior de vegetação. É uma obra de baixo custo, com benefícios e resultados imediatos para a harmonia do meio ambiente”, explica Mastella.

A secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMP) buscou a licença ambiental para a obra em março deste ano. Para a empreitada, que iniciou na última semana, a pasta fornece equipe e maquinário para dar suporte a ação. “Nossa cidade é repleta de arroios e este projeto piloto poderá servir de base para solucionarmos os problemas de outros locais da cidade. Preservamos o curso das águas e evitamos a erosão nos locais com a implantação das vegetações”, destaca o titular da secretaria, Luiz Alberto Carvalho Júnior.

Para o vice-presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, a realização deste projeto piloto faz parte de uma série de melhorias previstas para o espaço. “ Mesmo que o Parque seja uma área particular da Cacism, sabemos que a população utiliza o espaço como local de lazer por ser o único no centro da cidade. Pretendemos melhorar também a infraestrutura, iluminação e paisagismo”, projeta.

A previsão é que o projeto piloto esteja concluído até a próxima sexta-feira (8).










Texto: Mayura Leal






Fotos: Larissa Mayer






Nenhum comentário:

Postar um comentário