quarta-feira, 11 de maio de 2011

Secretaria de Proteção Ambiental avança na demarcação e plantio de árvores nativas no centro da cidade

A Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Proteção Ambiental, deu inicio, a cerca de 20 dias, à demarcação dos passeios públicos das ruas centrais da cidade, que receberão o plantio de mudas de árvores nativas. A ação está sendo realizada conforme planejamento técnico da secretaria e baseada no Plano Municipal de Arborização Urbana, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.


A Secretaria estabeleceu como meta o plantio de 2 mil árvores nativas, de grande porte, de 2,3 a 4 metros de altura, com diâmetros de caule de 2,5 a 3 cm de espessura. O titular da pasta da Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, explica que este porte de mudas se justifica para que se minimize ao máximo a possibilidade de vandalismos que, infelizmente, fazem parte do dia-a-dia da cidade. O secretário justifica ainda que estas ruas centrais são extremamente áridas e desprovidas de qualquer vegetação junto aos espaços públicos. “O desafio é mudar esta realidade, trazendo melhor qualidade do ar com o arrefecimento e minimização da dispersão de monóxido de carbono eliminado pelos veículos que ali trafegam, desta forma, beneficiando os moradores e os frequentadores deste espaço nobre da cidade”.


As espécies a serem utilizadas serão açoita-cavalo, canafistulas, pau-ferro, chau-chau, pitangueiras, araçás, ipês roxo e amarelo, entre outras espécies nativas. Já foram demarcados mais de 400 pontos de plantio e, até o final de maio, será iniciado o processo da abertura das covas e o plantio das árvores. A previsão de conclusão é até o final do mês de agosto.

A Secretaria de Proteção Ambiental possui um programa denominado “Adote uma árvore” em que o cidadão voluntariamente pode se cadastrar através do site da prefeitura (www.santamaria.rs.gov.br), no link da secretaria. Os interessados devem imprimir o formulário comprometendo-se a cuidar de uma determinada árvore. O passo seguinte é trazer este formulário devidamente preenchido para até a sede da secretaria. “Com isso ele poderá ajudar nossa cidade a ficar mais bonita e saudável e ainda dedicar a adoção a um ente querido ou amigo”.
Mais informações a respeito do programa “Adote uma Árvore”, podem ser obtidas ligando para Linha Verde 3921-7151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário