terça-feira, 3 de maio de 2011

Coleta seletiva de resíduos começa a ser realizada em Santa Maria a partir desta quarta-feira






Publicado 03/05/2011



A partir desta quarta-feira (4), Santa Maria passará a contar com a coleta seletiva de resíduos. O recolhimento, que será realizado pela Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar), vencedora da licitação pública, deverá selecionar os resíduos em pelo menos 450 residências já na primeira etapa do serviço. Os selecionadores deverão passar uma vez por semana em cada casa.




De acordo com o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, o serviço é inédito na cidade. “Para nós, é uma grande satisfação oferecer para a sociedade santa-mariense um serviço importantíssimo como é a coleta seletiva. O prefeito Cezar Schirmer deixa de passar a responsabilidade contratual de uma empresa privada e a transfere a uma associação de catadores. É a iniciativa do governo indo ao encontro da política nacional de resíduos sólidos”, destaca.




O secretário ainda exalta o benefício sócio-ambiental que o serviço trará para Santa Maria. “Trata-se da inclusão social através das associações que receberão para fazer o serviço”, salienta. Ele afirma, também, que os profissionais estarão devidamente uniformizados e possuirão Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Outro importante serviço previsto para ser executado pela Asmar será a coleta de inservíveis. “Nos próximos seis meses a associação já fará a coleta de móveis, sofás, cadeiras, entre outros materiais”, anuncia.




Luiz Alberto ressalta que quatro associações concorriam à execução do serviço. “Todo o material recolhido pela Asmar será distribuído em sistema de rodízio para as demais associações legalizadas do município, garantindo, inclusive, que elas sobrevivam e sejam então alavancadas com a destinação desse resíduo”, explica. Além disso, a Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA) definirá, nos próximos dias, pontos de entrega voluntária no município.




A intenção da secretaria é, também, trabalhar a conscientização dos selecionadores de resíduos. “Nós vamos implantar um sistema gradativo, ou seja, vamos buscar em conjunto com a associação um trabalho de conscientização e educação ambiental, inclusive sob o aspecto econômico. Enfim, queremos que seja gradativo para que eles se sensibilizem de que a melhor opção é criar ou se juntar a uma associação já existente”, finaliza.




Linha Verde




Atualmente, a Linha Verde conta com cerca de 450 residências cadastradas e que receberão os selecionadores para fazer a coleta seletiva. O secretário Luiz Alberto faz um apelo para as pessoas aderirem ao serviço. “Para cadastrar o seu endereço, basta ligar para a Linha Verde informar o seu endereço para que a associação recolha esse e doe aqueles materiais que, por ventura, possam ser reutilizados a quem precisa, causando um beneficio social e ambiental para a cidade”, salienta, referindo-se aos materiais inservíveis.




Para aderir à coleta, ligue para o telefone (55) 3921-7151 e cadastre sua residência.





Texto: Luiz Otávio Prates




Nenhum comentário:

Postar um comentário