quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bem estar animal é debatido em reunião nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de Vereadores






Os animais domésticos de pequeno e grande porte devem receber um cuidado especial. Mais um passo para que isso aconteça foi dado na manhã desta quarta-feira (4), em reunião coordenada pela Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA), na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. Na pauta estavam os Projetos de Lei que preveem a microchipagem de animais – espécies canina, felina, equina, muar, asinina, de tração ou não – e a criação do Centro de Vigilância Ambiental e Bem Estar Animal.

A discussão reuniu representantes de organizações protetoras de animais domésticos, da secretaria de Município de Desenvolvimento Rural (SMR) e da vigilância em saúde do município. No encontro foram debatidas alterações nas propostas iniciais, que passam por avaliação do Executivo.

Segundo o titular da pasta, Luiz Alberto Carvalho Jr., a intenção é que todos os animais domésticos recebam a identificação eletrônica, com informações como raça e endereço de seus donos. “Temos muitos animais abandonados em Santa Maria, queremos que os proprietários assumam a responsabilidade sobre eles”, diz Carvalho Júnior. Já o Centro de Vigilância e Bem Estar Animal será viabilizado através de convênios com ONGs e clínicas veterinárias, para o tratamento de animais perdidos sem identificação.

Na próxima quarta-feira (11), às 8h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria deve acontecer uma nova reunião para debater a construção da proposta.

Texto: Mayura Leal e Thassiani Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário