quinta-feira, 5 de maio de 2011

Prefeito vai ao Bairro Perpétuo Socorro e confere o primeiro dia da coleta seletiva






Publicado 04/05/2011



A partir desta quarta-feira (4), Santa Maria passou a contar com o serviço de coleta de resíduos recicláveis, até então, inédita no município. Entrando em contato com a Linha Verde (55-3921-7151), da Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA), o cidadão pode se cadastrar para que semanalmente um caminhão vá a seu domicílio recolher o material. Quem faz este serviço é a Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar), que irá atuar com um caminhão baú nas 400 residências já cadastradas.




Em um dos recolhimentos no Bairro Perpétuo do Socorro, estiveram presentes o prefeito Cezar Schirmer e o secretário da pasta de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, além de secretários de governo e vereadores. O chefe do Executivo destacou na ocasião que a partir de agora, será prestado um serviço à comunidade e a ação aumentará a geração de renda para os trabalhadores que fazem parte de associações de catadores. Quatrocentos e quarenta municípios do Brasil fazem a reciclagem do lixo e somam apenas 8% das cidades brasileiras.




“Este passo que a Prefeitura dá é uma revolução ambiental e de renda através dos resíduos que ainda podem ser utilizados”, disse Schirmer. “Este também é um grande instrumento de preservação ambiental, pois este será um lixo que não irá se espalhar”, completou. O secretário Carvalho frisou que a população deve se engajar neste projeto que marca um momento histórico. “O recolhimento terá datas definidas para cada região da cidade, então todos podem aderir e passar a participar desta nova fase de Santa Maria”, sublinhou o secretário.




A comerciante Ceni da Fonseca, contou que quando morava em São Paulo e Rio de Janeiro era acostumada com a coleta seletiva. “Sempre separei o lixo em casa, na minha família todo mundo faz isso. Isso é bom para o planeta e para nós mesmos, pois damos nossa contribuição. É importante que as latas, caixas de leite, pets e este tipo de material seja lavado antes de entregá-los ao caminhão de coleta”, comentou Ceni.




Nelson Greff, militar da reserva, conta que os moradores do Bairro Perpétuo do Socorro separam o lixo há muito tempo. “Em 1999 nós fizemos uma campanha ambientalista para todos separarem o lixo. A partir disso, por três anos foi emprestado um galpão na Vila do Carmo para que uma associação de catadores pudesse fazer a separação dos resíduos e vender. Infelizmente o espaço foi vendido e perdemos o local para destinar o material recolhido”, explanou Greff, que completa dizendo que apesar disso, não deixou de separar o lixo em casa.




Os profissionais que atuarão na coleta estarão devidamente uniformizados e possuirão Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Outro importante serviço previsto para ser executado pela Asmar será a coleta de inservíveis. “Nos próximos seis meses a associação já fará a coleta de móveis, sofás, cadeiras, entre outros materiais”, salientou o prefeito.

O material recolhido pela Asmar será distribuído em sistema de rodízio para as demais associações legalizadas do município, garantindo, inclusive, que elas sobrevivam e sejam então alavancadas com a destinação do resíduo. A intenção da secretaria é trabalhar a conscientização dos selecionadores de resíduos. “Nós vamos implantar um sistema gradativo, ou seja, vamos buscar em conjunto com a associação um trabalho de conscientização e educação ambiental, inclusive sob o aspecto econômico. Enfim, queremos que seja gradativo para que eles se sensibilizem de que a melhor opção é criar ou se juntar a uma associação já existente”, finaliza.




Linha Verde

Atualmente, a Linha Verde conta com mais de 400 residências cadastradas e que receberão o caminhão para fazer a coleta seletiva. O secretário Luiz Alberto faz um apelo para as pessoas aderirem ao serviço. “Para cadastrar o seu endereço, basta ligar para a Linha Verde informar o seu endereço para que a associação recolha esse e doe aqueles materiais que, por ventura, possam ser reutilizados a quem precisa, causando um beneficio social e ambiental para a cidade”, salienta, referindo-se aos materiais inservíveis.





Para aderir à coleta, ligue para o telefone (55) 3921-7151 e cadastre sua residência.








Texto e foto: Maria Luiza Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário