quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Natal do Coração 2011 têm como aliados veículos de comunicação da cidade

O Natal do Coração 2011 está cada vez ganhando mais adeptos em Santa Maria. Na manhã desta quinta (22) a campanha recebeu o apoio dos veículos de comunicação da cidade, através da parceria com a TV Pampa, Jornal A Razão e Rádio Santamariense. A notícia foi transmitida pelo diretor da TV Pampa Centro, Souvenir Machado, em um café da manhã na emissora, em que participaram o secretário adjunto do Turismo, Rafael Ruviaro, o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, o supervisor da Revita, empresa responsável pelo recolhimento de lixo na cidade, Fábio Eurico Freitas.
O diretor da TV Pampa elogiou o caráter ecológico e solidário da proposta e confirmou que os veículos querem se integrar à campanha, que este ano tem como tema “Uma História de Amor”. Para a confecção dos adornos, que estarão localizados no centro histórico, centro comercial e nos principais trevos da cidade, serão necessárias cerca de 300 mil garrafas pet. “Acho que todo o santa-mariense sempre sonhou com uma Santa Maria bonita no Natal. Este ano, a iniciativa da Prefeitura nos dará oportunidade de sonhar com isto de uma forma mais real”.
Souvenir Machado ressaltou ainda que vê dois momentos importantes na campanha. O primeiro, que diz respeito ao embelezamento da cidade, que é um pólo regional. Ao lado disto, a sustentabilidade, uma vez que serão milhares de garrafas que sairão das ruas e serão transformadas em adornos.
O diretor da emissora explicou ainda como será viabilizada a campanha de mídia. A TV Pampa irá participar com a veiculação, a partir desta quinta, de 30 inserções de vts institucionais sobre a campanha, distribuídos durante a programação. O Jornal A Razão disponibilizará 15 meias páginas para anúncios do Natal do Coração e a Rádio Santamariense irá veicular spots com 75 inserções durante o período da campanha de recolhimento das pets.
Outra iniciativa dos veículos, em parceria com a Prefeitura, será a realização de uma Caravana, possivelmente no dia 8 de outubro, que percorrerá toda a cidade, para conscientização e recolhimento do material. A ação contará com carro de som e a presença de outros órgãos, como a Brigada Militar. “Santa Maria está vivendo um momento diferente, de conscientização, de entendimento, sem retalhamentos, e a população abraça as boas ideias. A população sabe que é importante a sustentabilidade e um Natal bonito para a cidade”, comemora Souvenir.

Representantes da Prefeitura comemoram parceria e anunciam engajamento das escolas O secretário adjunto do Turismo, Rafael Ruviaro, agradeceu o apoio da mídia e reforçou que a atitude será muito importante. “Esta campanha que vocês estão fazendo vai ajudar muito. Vai consolidar na mente das pessoas que elas devem guardar as garrafas para doação e que este ato vai fazer o Natal da nossa cidade muito mais bonito”. Declara.
Durante o encontro, Ruviaro também explicou que já foram recolhidas cerca de 30 mil garrafas e que a Prefeitura está fazendo um trabalho de conscientização junto aos alunos das escolas de educação infantil e ensino fundamental do município. Toda a semana é feito um roteiro de recolhimento, às segundas, quartas e sextas-feiras. O secretário adjunto da pasta do Turismo informa que na última sexta (16), primeiro dia de coleta nas escolas, foram arrecadas 2,5 mil garrafas pet. Nesta sexta (22) não haverá coleta, mas na próxima segunda (26) já foi estabelecido o cronograma das escolas (confira abaixo). O roteiro é realizado pela Secretaria de Educação do município.
O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, também elogiou a parceria com os veículos de comunicação e reforçou que a cidade está passando por um novo paradigma, no que diz respeito à conscientização ecológica. Citou como exemplo a adoção de canteiros do calçadão, que ao contrário de tempos atrás, têm se mantido florido e limpo. O secretário sugere ao diretor da TV Pampa que na sequência da campanha do Natal, os veículos também apóiem o Projeto Recicla Santa Maria, implantado em maio, em parceria entre a Prefeitura com a Associação de Selecionadores de Material Reciclável (Asmar). O projeto oferece à população o serviço de coleta seletiva.
O titular da Proteção Ambiental adiantou que a Campanha do Natal também terá o apoio da empresa Revita, que irá doar 20 mil garrafas pet para a ornamentação.

Comissão organizadora e apoiadores
A comissão organizadora do Natal do Coração 2011 é coordenada pelo Gabinete da Primeira-dama e Secretaria de Turismo, e conta com o apoio de diversas secretarias de município, entre elas a Secretaria de Proteção Ambiental, responsável pelo recolhimento das garrafas pet. Também tem a parceria e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e veículos de comunicação da cidade.
Onde doar
Quem quiser colaborar com a arrecadação das garrafas pet basta procurar um dos pontos de coleta. No viaduto Evandro Behr, entre a Praça Saldanha Marinho e o Calçadão Salvador Isaia, a Prefeitura delimitou um espaço para que a população possa deixar as garrafas. Além deste local, a comunidade pode deixar as embalagens no Ginásio Oreco, Guarany Atlântico, Centro Desportivo Municipal (CDM), SESC, CTG Sentinela da Querência, Estádio do Internacional, Secretaria de Município da Cultura (Gare) e Shopping Independência.
Objetivos
Nesta edição do Natal do Coração o objetivo será de promover o turismo da cidade e difundir a bandeira da sustentabilidade com a utilização de garrafas pet para a confecção dos adornos natalinos. As embalagens serão transformadas em flores, árvores de natal e anjos.

Trabalho Voluntário para confecção das peças
Para que a cidade esteja enfeitada para a festa natalina, cerca de 50 voluntários trabalham de segunda-feira a sábado na confecção dos adornos. O local de trabalho está localizado em um pavilhão anexo ao Estádio Presidente Vargas. No “Barracão”, como é conhecido o espaço, os voluntários trabalham em três turnos. Quem tiver interesse em ajudar na criação das peças natalinas pode auxiliar pela manhã, das 8h às 12h30, à tarde, das 13h30 às 17h30, e no turno da noite, das 18h às 22h.



Recolhimento nas escolas do município
Nas segundas, quartas e sextas-feiras (exceto nesta sexta, dia 23).

Horário: A partir das 8h
Roteiro da próxima segunda (26):
EMEF Castro Alves
EMEF Pinheiro Machado
EMEF Fontoura Ilha
EMEF Duque de Caxias
EMEF D. Antônio Reis
EMEF Maria de Lourdes Bandeira Medina
EMEF Oscar Grau
EMEF Dom Ivo Luiz Sartori



Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: João Vilnei






Nenhum comentário:

Postar um comentário