quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas no Colégio Estadual Tancredo Neves

A comemoração alusiva ao Dia da Árvore foi especial para os alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves. Na tarde desta quarta-feira (21), a Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA) realizou o plantio de 34 mudas de árvores nativas das espécies canafístula, jajueira e jacarandá no entorno da instituição de ensino. Os alunos do ensino fundamental e médio acompanharam a atividade com entusiasmo.
O estudante de 11 anos, Ismael Camargo da Rosa, que ajudou no plantio das mudas, aprovou a proposta. “É a primeira vez que planto uma árvore e achei uma beleza. Com certeza vou cuidar das mudas”, assegura o aluno do 5º ano do ensino fundamental. A aluna do 3º ano do ensino médio, Ana Maria de Oliveira, acredita que o maior benefício é a redução da poluição com a arborização do local.
Para a diretora do colégio, Lenir Keller, o projeto promove a sustentabilidade e embeleza o espaço escolar. “É uma ação educativa sem precedentes. Estamos muito felizes e satisfeitos. Cada turma da escola ficará responsável pelo cuidado de uma muda”, antecipa.
De acordo com o titular da pasta, Luiz Alberto Carvalho Júnior, a iniciativa faz parte do programa de arborização promovido pelo Executivo Municipal e que visa efetuar o plantio de 2 mil mudas de árvores nativas em diferentes pontos da cidade. Desde maio foram plantadas 1.600 mudas de diferentes espécies - ipê roxo, araça, pau ferro, ipê amarelo, açoita-cavalo, sibipiruna, canafistula, jacarandá e angico vermelho - sendo todas árvores nativas do Estado.
Além do plantio, a SMA também está afixando placas educativas em espaços públicos com objetivo de conscientizar a população. No entorno da escola no Bairro Tancredo Neves foram instaladas cerca de 20 placas informativas sobre o programa Adote Uma Árvore. Com o intuito de fomentar a adoção de árvores pelos santa-marienses, o programa também presta o reconhecimento por meio de diploma para quem adotar uma espécie.




Texto: Mayura Leal
Fotos: João Alves





Nenhum comentário:

Postar um comentário