quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Prefeitura e Fecomércio lançam campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos




Duas semanas após o prefeito Cezar Schirmer assinar o termo de adesão do município a ação, o Sistema Fecomércio, em parceria com a Prefeitura, lançou a “Campanha de Recolhimento de Equipamentos Eletrônicos de Informática e Telefonia Pós-Consumo” nesta quarta-feira (3), num café da manhã nas dependências da sede do Serviço Social do Comércio (SESC). A iniciativa visa conscientizar os santa-marienses sobre a importância da destinação correta dos materiais eletrônicos e contribuir para a implantação da “Política Nacional de Resíduos Sólidos” na cidade.



Durante o encontro, o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, explicou o funcionamento da campanha e orientou sobre os pontos de entrega voluntária e os equipamentos que poderão ser reciclados. O secretário ainda lembrou que Santa Maria é uma das poucas cidades do Estado que possui uma política própria para a destinação de resíduos sólidos. “Santa Maria está à frente da grande maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, pois possui políticas públicas de recolhimento, planos de saneamento, de resíduos e outros, empresas e serviços de coleta”, frisou.



O vice-presidente do Fecomércio e secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Augusto Gehm, definiu a campanha como “fantástica”. “O mundo, hoje, produz um 50 milhões de toneladas de materiais eletrônicos para descarte por ano. Só no Brasil, são 15 milhões de computadores por ano e mais de 200 milhões de celulares. E mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem como dar a destinação correta deste lixo eletrônico. Então, esta é uma campanha de extrema importância”, destacou.



A campanha, que inicia oficialmente nesta quinta-feira (4), culmina com uma grande ação no dia 20 de agosto, no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, na Avenida Presidente Vargas, próximo à Biblioteca Pública. No local será montada uma estrutura, com pontos de coletas e voluntários para atender a população. Durante esta data, os santa-marienses poderão levar os resíduos eletrônicos de informática e telefonia para fazer o descarte correto e contribuir, assim, com o meio ambiente.



Além disso, durante o período da campanha, entre os dias 4 e 20 de agosto, os santa-marienses que tiverem interesse em aderir a ação podem procurar os pontos de coleta distribuídos pelo município, sendo os três principais localizados na Prefeitura, no SESC (Avenida Itaimbé) e no SENAC (Rua Astrogildo de Azevedo).



Após a entrega, será feita a destinação adequada dos resíduos, com a separação dos componentes e reciclagem. A divulgação dos resultados da campanha deverá ser feita no dia 3 de outubro pela Assessoria de Comunicação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fercomércio). Serão informados o volume coletado, tipo de materiais e número de municípios atendidos.



A Campanha de Recolhimento de Equipamentos Eletrônicos de Informática e Telefone é uma promoção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA). A ação conta, ainda, com o apoio das empresas Trade Recycle e GR2.



Santa Maria conta com 12 pontos de entrega voluntária de resíduos eletrônicos



A Secretaria de Proteção Ambiental (SMA) instalou, em junho deste ano, 12 pontos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade. Nas urnas podem ser depositados materiais como aparelhos celulares, teclados e placas de computadores, brinquedos eletrônicos, rádios, entre outros. Confira os locais:

1. Prefeitura Municipal de Santa Maria
2. Câmara de Vereadores Municipal
3. FISMA (Faculdade Integrada de Santa Maria)
4. AJESM (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria)
5.
Challenger Brasil
6. Super Tratores
7. Monet Plaza shopping
8. Santa Maria shopping
9.
Elegância Center shopping
10. Royal Plaza Shopping
11. Empel Informática
12. Clube do Professor Gaúcho



Texto: Luiz Otávio Prates
Fotos: João Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário