domingo, 21 de agosto de 2011

Dez caminhões de lixo eletrônico: este foi o saldo da campanha realizada durante todo o sábado no município





Uma mobilização em prol do meio ambiente movimentou a cidade durante a manhã e a tarde deste sábado (20). A Campanha de Recolhimento de Equipamentos Eletrônicos de Informática e Telefonia Pós – Consumo promoveu uma ação de recolhimento de lixo eletrônico no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, na Avenida Presidente Vargas, próximo à Biblioteca Pública. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria de Município de Proteção Ambiental com o Sistema Fecomércio.

O resultado foi surpreendente: 10 caminhões caçamba, totalizando 60 metros cúbicos, de lixo eletrônico. Entre os artigos, estavam aparelhos de TV, monitores, teclados e placas eletrônicas. A curiosidade, segundo o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto de Carvalho Júnior, ficou por conta de dois equipamentos muito antigos: um projetor de slide e uma calculadora à manivela, ambos doados à Secretaria de Cultura para expor no Museu Municipal. A iniciativa, além de sensibilizar os santa-marienses sobre a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos irá contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo o secretário Carvalho Junior, a mobilização visou à conscientização da população santa-mariense. “É sabido que todos estes componentes eletrônicos possuem substancias tóxicas que poluem o meio ambiente e afetam a saúde da população. O que pretendemos com esta campanha é relembrar que Santa Maria agora possui uma Política Nacional de Resíduos Sólidos e que apesar deste ser o marco final da Campanha, a comunidade ainda pode contar com 12 pontos de coleta distribuídos pelo município, que estarão recebendo estes materiais” afirmou o secretário, que ainda ressaltou que a iniciativa teve um saldo positivo e que ações como esta voltarão a ser realizadas no município.

A adesão e a aprovação da comunidade foram unanimes, bastava ver o montante de equipamentos eletrônicos recolhidos na estrutura montada especialmente para atender à população durante a ação. A engenheira civil, Simone Pozzobom, entregou telefones usados e máquinas fotográficas analógicas no ponto de coleta. “A campanha é de extrema importância para a sociedade, pois ela serve para incentivar as pessoas a darem um fim correto ao lixo eletrônico. Espero que esta grande iniciativa continue”, salientou a engenheira. Já o comerciante João Alberto Brittes achou louvável o empenho da prefeitura em estar engajada nesta causa. “Estava com o material guardado há muito tempo esperando para dar um destino correto a ele, esta ação veio em ótima hora e está sendo extremamente positiva. Queria parabenizar a prefeitura municipal por estar trabalhando em prol do meio ambiente” complementou.

Destino correto ao lixo eletrônico:

Todo o material recolhido neste sábado será encaminhado para empresas especializadas em reciclar e dar um destino certo a este tipo de equipamento. “Essa ação é a oportunidade para que a população de Santa Maria se conscientize que este tipo de material não pode ter um fim comum. Após recolhido, o lixo eletrônico será encaminhado para empresas especializadas que farão o desmonte e reciclarão os resíduos, nada será jogado em lixões ou aterros sanitários, evitando assim a poluição da natureza”, explicou Pedro Cezar Saccol Filho, gerente regional do SESC e parceiro na Campanha, que ainda parabenizou o prefeito Cezar Schirmer por dar tamanha visibilidade à iniciativa, demonstrando seu empenho e preocupação com o meio-ambiente.

A Secretaria de Proteção Ambiental (SMA) instalou, em junho deste ano, 12 pontos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade. Nas urnas podem ser depositados materiais como aparelhos celulares, teclados e placas de computadores, brinquedos eletrônicos, rádios, entre outros. Confira os locais:

1. Prefeitura Municipal de Santa Maria
2. Câmara de Vereadores Municipal
3. FISMA (Faculdade Integrada de Santa Maria)
4. AJESM (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria)
5.
Challenger Brasil
6. Super Tratores
7. Monet Plaza shopping
8. Santa Maria shopping
9.
Elegância Center shopping
10. Royal Plaza Shopping
11. Empel Informática
12. Clube do Professor Gaúcho






Texto: Thassiani Porto/ Edição: Vera Jcaques
Fotos: João Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário