terça-feira, 30 de novembro de 2010

Secretaria de Proteção Ambiental estimula empresas privadas a adotarem áreas verdes

Há cerca de quinze dias foi anunciado o Decreto 082/10, que regulamenta adoações de áreas verdes do município por empresas locais. Essa previsão já existia através da Lei Municipal 4.936/06, mas tinha que passar por diversas secretarias, o que dificultava a ação. Agora, uma alteração foi feita com o intuito de diminuir a burocracia e agilizar a prática de adoção de áreas verdes, canteiros, parques e praças. Para as empresas isto representa responsabilidade socioambiental e, para a Prefeitura, auxílio na demanda.

A Secretaria de Município de Proteção Ambiental já negocia com seis empresas interessadas nas adoções, mas ainda há outras áreas para serem adotadas. Para as empresas interessadas, basta enviar um ofício à secretaria com a solicitação. Além de a iniciativa demonstrar a preocupação socioambiental da instituição, a empresa tem o direito de colocar placas no local pelo qual é responsável.

As medidas adotadas para a manutenção das áreas variam conforme o local e são determinadas pela Secretaria de Proteção Ambiental. Entre elas está o plantio de árvores e mudas, o corte de grama periódico e, no caso das praças, a pintura e manutenção de brinquedos e equipamentos de ferros, conservação de bancos, a troca de vegetais, quando necessário, entre outras. O tempo de manutenção e outros detalhes estão descritos nas diretrizes do contrato.

Para a Prefeitura Municipal e para a cidade a ação é benéfica, pois faz com que as equipes de manutenção da Secretaria possam usar seu tempo para atender a mais lugares que precisam de atenção. Além disso, o ato é importante também para as empresas. “Esse programa é ideal para que as empresas possam desenvolver a sua responsabilidade socioambiental”, finaliza o Secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior.

Texto: Acad. Jorn. Ananda Delevati

Fotos: João Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário