quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Data lembra a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta


Nesta terça-feira, dia 21, comemora-se o Dia da Árvore. O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto de Carvalho Júnior, explica que a data, que foi instituída pelo Código Florestal Federal (Lei 4.771, Art. 43) é uma oportunidade para refletir o que cada cidadão têm feito para colaborar com este ser importante na vida do planeta. “Pois não vivemos sem as árvores, você já pensou nisso?”, provoca Luiz Alberto.

Além da beleza, as árvores nos oferecem inúmeros benefícios, como diminuição de ruídos, provocados pelo tráfego e por diversas fontes; redução da temperatura onde absorvem, interceptam, refletem e transmitem radiação solar, deixando um ambiente confortável e agradável, além de um considerável potencial na diminuição da poluição ambiental, pois minimizam impactos.

As folhas das árvores, bem como os seus frutos, madeiras e raízes servem de alimentos para diversos seres vivos, e ainda proporcionam a produção de papel. As árvores destacam-se na absorção da água da chuva, o que ocasiona diminuição do escoamento superficial, que causa transtornos e comprometimentos na drenagem urbana.

Dentro dessa idéia, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Proteção Ambiental, está executando projeto de qualificação e arborização nas principais avenidas da cidade. Para tanto solicita a ajuda dos cidadãos para conservação dessas mudas. “Para que tenhamos ao final uma cidade com mais qualidade de vida”, destaca o secretário.

Mais árvores no centro de Santa Maria

Em pouco tempo, os santa-marienses irão se deparar com uma cidade mais verde. A secretaria de Proteção Ambiental iniciou no dia 15 de setembro um trabalho de readequação da arborização dos canteiros centrais de cinco importantes avenidas de Santa Maria: Medianeira; Walter Jobim; Ângelo Bolson; Presidente Vargas; e Fernando Ferrari.

O serviço consiste na eliminação da vegetação que não é adequada, pois em alguns pontos a visão dos condutores era obstruída por arbustos, na remoção de árvores necrosadas, que apresentavam risco de queda, e no plantio de 275 mudas de árvore. As avenidas ganharão mudas das espécies Ipê Roxo, Jacaranda, Canafíssola e Chau chau, que medem em média 1,80 metros. Com esta ação, a prefeitura reforça os laços com as causas ambientais e reitera o compromisso em fazer de Santa Maria uma cidade mais bonita e agradável para seus cidadãos


Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: João Vilne

Nenhum comentário:

Postar um comentário