terça-feira, 11 de outubro de 2011

População se mobiliza para limpar o principal arroio de Santa Maria












Quem passou pela Av. Dom Ivo Lorscheister, no trecho entre a Avenida Walter Jobim até a Ernesto Beck, na manhã desta terça-feira (11) percebeu uma movimentação diferente. Pessoas de luvas nas mãos e sacos plásticos em punho recolhiam o lixo jogado as margens do Arroio Cadena, enquanto outros roçavam a grama e varriam. Alguns, ainda, batiam de porta em porta distribuindo panfletos de conscientização ambiental e conversavam com os moradores da área. O certo é que nenhum dos voluntários estava lá a passeio. Todos arregaçaram as mangas e partiram para o trabalho.






O Mutirão de Combate a Focos de Lixo é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município de Proteção Ambiental (SMA) e conta com a parceria da Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços (SMI), CVI Refrigerantes LTDA, Sulclean Serviços Terceirizados, Revita Engenharia S.A. e CPF Piá do Sul. O Mutirão no Cadena é uma retomada do Programa de Combate a Focos de Lixo, realizado durante o ano passado em parceria com a Secretaria de Município de Educação (Smed), como forma de conscientização e educação ambiental.






Em 2010, foram realizadas ações em pelo menos 60 lugares da cidade. “Para dar continuidade, esse ano começamos pelo Cadena, que é emblemático pela importância que esse curso representa para Santa Maria”, afirma o Secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior.






Durante quatro dias, ações de limpeza e conscientização serão realizadas no local. Para completar, placas de “Ajude a Preservar” e “Área de Preservação Ambiental. Não jogue lixo neste local” servirão de alerta para quem passar por ali. O secretário conta que as ações do último ano tiveram alguns resultados positivos e outros nem tanto. Enquanto em alguns locais o problema acabou, em outros ele persiste, e as placas de preservação ainda foram vandalizadas e jogadas dentro de arroios.






O titular da pasta garante; “não quer dizer que a gente deva desistir, isso nos dá mais força. O que nós temos que fazer é dar é continuidade a esse trabalho, pois os pontos positivos devem nortear nossas ações. E como em alguns lugares a situação foi revertida, temos que acreditar que em outros locais isso pode acontecer também”.

O trabalho para revitalizar o Arroio Cadena começou antes do mutirão. Em agosto, foram plantadas 250 árvores nativas. Segundo o secretário de Proteção Ambiental, por atos de vandalismo, cerca de 40% dessa vegetação foi danificada. A intenção da secretaria é a de repor as árvores arrancadas até o final do ano. E a partir de maio do ano que vem, começará o plantio nos dois lados da Avenida Dom Ivo.






Para ajudar, é só começar






Pela manhã, equipes da CVI e da Sulclean realizam a limpeza do local. Carlos Ramos, encarregado operacional da Sulclean, fala que os voluntários da empresa farão o corte da grama e a limpeza do meio fio. “Mas a ajuda é geral, no que precisar vamos contribuir”, comenta o encarregado da empresa.

As voluntárias da CVI, Natieli Silveira, Carla Vogt e Tatiana Nicoloso revelam que sempre que há essas ações, os funcionários da companhia se oferecem para participar. Para as três, este é apenas o pontapé inicial e não a solução do problema. Trabalhos como esse estimulam as pessoas a tomarem outras iniciativas para preservar o meio ambiente. Já a estagiária da SMA, Camila Banchspiess, considera a ação importante para a cidade. “Muitas pessoas reclamam, mas se tu não fizeres a tua parte, não vai melhorar nunca”, reitera.






Moradora do local há 15 anos, Neli Barros Simões acredita ser difícil combater a colocação de lixo na região. Ela conta que é comum as pessoas jogarem seu lixo até em frente à calçada da sua casa e de seus vizinhos. “Tem muita gente que joga os resíduos na sanga. Acho que as pessoas daqui conservam, o problema é quem mora mais longe e joga o lixo aqui”, afirma.






Na quinta-feira (13), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Edy Maya Bertóia, localizada na Avenida Walter Jobim esquina com a Avenida Dom Ivo Lorscheiter, levará os alunos para uma caminhada ao longo do trecho do Cadena, onde ocorrerá o mutirão.






Carvalho Júnior estima que durante os quatro dias, pelo menos 150 pessoas participarão do mutirão. E quem quiser ajudar, pode comparecer aos locais da ação e se voluntariar. Os trabalhos continuarão na quinta-feira (13), sexta-feira (14) e encerram na segunda-feira (17). Outra forma de ajudar é através da Linha Verde, pelo (55) 3921-7151, das 7h30 às 13h30. Neste canal, a população pode fazer denúncias de despejos de lixo em áreas públicas e córregos, cortes ilegais de árvores, queimadas, entre outros problemas ambientais.











Texto: Acad. Jorn. Nathale C. Kraetzig






Fotos: João Vilnei

Nenhum comentário:

Postar um comentário