terça-feira, 12 de outubro de 2010

Secretaria de Proteção intensifica limpeza nas praças



Para reverter a triste situação de acúmulo de resíduos sólidos (lixo) em alguns pontos de Santa Maria, a administração municipal intensificou a ação de limpeza nas praças da cidade. O primeiro espaço a receber a equipe da prefeitura foi a Praça General Osório, mais conhecida como Pracinha do Mallet, onde, próximo as quadras de esporte, havia um grande acúmulo de lixo doméstico. Copos, sacolas, latas, pets e restos de alimentos sujavam uma das áreas de lazer de Santa Maria.

A ação, executada pelo setor de Praças, Jardins e Arborização, da secretaria de Proteção Ambiental, ainda irá agir nesta tarde (11) na Praça da Nonoai, dos Bombeiros e, na sequência, no Parque Itaimbé. “Depositar lixo no lugar errado é a falta de consciência das pessoas”, alerta o coordenador da equipe de campo, Elton Rosa Machado, que ainda lembra que o destino equivocado de resíduos sólidos atrai animais como ratos e baratas, prejudicando a saúde da população que reside próximo ao problema.

Além de lesar a qualidade de vida da comunidade, a atitude causa trabalho desnecessário para os órgãos responsáveis. “Hoje poderíamos estar trabalhando no embelezamento de canteiros, para deixar Santa Maria mais bonita”, completa Machado.


Santa Maria melhor para todos

O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, informou que, além da limpeza, a administração municipal está realizando reparos no banheiro da Praça General Osório. Estão sendo reformadas as portas, o encanamento, os sanitários e refeita a pintura externa. “Infelizmente, a exemplo dos contêineres, os vândalos depredam também os prédios públicos”, lamenta Luiz Alberto, referindo-se aos santa-marienses que foram surpreendidos na manhã do último domingo (10), com cerca de 6 contêineres virados no centro da cidade.

O secretário também chama a atenção para o trabalho que é feito em locais que possuem histórico de depósito de lixo. “Depois da limpeza, a equipe fixa placas com o número da Linha Verde, cujo telefone é 3921-7151”, sublinha Luiz Alberto, que ainda informa que a Linha Verde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e explica: “quando recebemos a denúncia, uma equipe de fiscalização da secretaria se desloca para apurar os fatos”.



Texto: Jorn. Maria Luiza Guerra
Fotos: João Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário